Informações indispensáveis sobre:

  • Câmara fria;
  • Walkin cooler;
  • Acessórios pertinentes.

Câmara fria para polpa de frutas

A Câmara Fria para Polpa de Frutas é um dos equipamentos indispensáveis para este seguimento de negócios, seja no processo de fabricação e congelamento, bem como quando tratar-se apenas da distribuição e ou revenda das polpas de frutas congeladas.

 

Neste esclarecimento técnico vamos esmiuçar os aspectos do uso e da escolha correta da Câmara fria para polpa de frutas, inclusive as peculiaridades intrínsecas a este ramo de negocio.

 

Obtêm-se a polpa de frutas a partir das partes comestíveis das frutas carnosas, estando elas maduras e frescas, trata-se de um processo em que as qualidades nutricionais e funcionais são preservadas, tal como as qualidades da fruta ao natural.

Polpa de frutas em saquinhos

Por conta da grande procura por alimentos mais saudáveis, principalmente nos centros urbanos, regiões onde conveniência e praticidade são preferida pelos consumidores, a polpa de frutas encontra um mercado forte e muitíssimo promissor, ademais devido ao mínimo processamento da fruta, aliado ao congelamento promovido pela Câmara fria para polpa de frutas, sua cor e sabor naturais são totalmente mantidos.

 

As polpas de frutas caíram no gosto popular decorrente do hábito que as pessoas têm de consumir sucos naturais em qualquer época do ano sem depender da sazonalidade da fruta.

 

Como utilizar a Câmara fria para polpa de frutas no processo fabril

 

O processamento de frutas traz praticidade para o consumidor e conserva as características químicas e organolépticas da fruta in natura. Mediante processos tecnológicos e sanitários condizentes, aliados a escolha de frutas sadias e limpas, obtêm-se um produto de qualidade superior e, o correto armazenamento na Câmara fria para polpa de frutas conserva a qualidade conquistada no processamento.

 

Conheça o passo-a-passo básico que é utilizado para a fabricação de uma polpa de frutas com qualidade e que preserva as propriedades nutrícias da matéria prima, a saber:

 

  1. dispor de um lote de frutas maduras e sadias;
  2. lavá-las e higienizá-las cuidadosamente;
  3. utilizar uma despolpadora ou liquidificador industrial para obter a polpa;
  4. alguns tipos de polpa requerem a pasteurização posterior ao despolpamento;
  5. embalar a polpa obtida, seja em sacos plásticos, latas ou tambores;
  6. executar o congelamento rápido na câmara fria;
  7. promover o armazenamento adequado da polpa fracionada e congelada.
Frutas in natura armazenadas na Camara fria para polpa de frutas

Para a fabricação de polpa de frutas deve-se contar com uma área de aproximadamente 200m2, que será partilhada entre a área administrativa, áreas de apoio e área de produção. A área de produção deve contar com espaço para a recepção e escolha das frutas, uma câmara fria destinada ao amadurecimento e ou estocagem, área de processamento, deposito para embalagem, espaço para o ultra congelador, câmara fria para armazenamento do produto final, além de uma pequena sala para análise das polpas de frutas que serão produzidas.

 

É importante que exista um fluxo continuo de fabricação, da entrada da fruta in natura ate a saída da polpa de frutas embalada e congelada, de forma que não aconteça o contato entre o produto pronto com a matéria prima utilizada no local de processamento

 

A fábrica deve ser construída em local que disponha de água potável em abundância, eventualmente um poço artesiano dará conta desta demanda, além de existir boa oferta de frutas ao natural.

 

Cabe ressaltar a importância de dispor de excelentes Câmaras frias para polpa de frutas no processo fabril, o mote deste negocio é oferecer produtos minimamente processados com as mesmas características nutricionais do produto in natura, então o rápido congelamento e o correto armazenamento oferecidos por estas câmaras frias, asseguram a manutenção das características originais.

 

Mais informações sobre a Câmara fria para polpa de frutas no ponto de distribuição e venda

 

Todo o cuidado verificado na fabricação, deve também ser observado no transporte das polpas de frutas, em todo o percurso, da fabrica até o ponto de venda, a mercadoria devera ser mantida sob refrigeração, a temperatura mínima admissível é de -18C.

 

Chegando ao ponto de venda ou distribuição a mesma cautela devera ser mantida, este cuidado é necessário para preservar na polpa as propriedades da fruta ao natural. Como todo o processamento aconteceu na fabrica, caberá manter estável a temperatura adequada para a conservação do produto, a Câmara fria para polpa de frutas é o equipamento ideal para assegurar as condições ótimas a preservação da mercadoria.

Camara fria para polpa de frutas

Tendo em vista a economia de energia elétrica, é interessante contar com uma barreira eficaz contra a fuga de frio do interior, trata-se da Cortina de ar para câmara frigorifica. Este aparelho é fixado ao alto da porta de entrada e produz uma lamina de ar descendente que bloqueia a troca de ar externo, desta forma ela ajuda a conservar o frio no interior da Câmara fria para polpa de frutas e, consequentemente, reduz o tempo de funcionamento do equipamento de refrigeração.

© 2018 fria-camara, tudo sobre câmara fria e walkin cooler. Todos os direitos reservados