Informações indispensáveis sobre:

  • Câmara fria;
  • Walkin cooler;
  • Acessórios pertinentes.

Câmara fria para gelo

A Câmara Fria para Gelo é o melhor recurso para fabricantes e revendedores no Brasil atualmente, pois o gelo é largamente consumido, principalmente, por bares, restaurantes, pensões, peixarias e residências.

 

O processo de fabricação e armazenamento antes do advento da Câmara fria para gelo

 

Há muito tempo a humanidade usa o gelo para conservar os alimentos, pesquisas arqueológicas no vale do rio Indo, onde atualmente encontram-se o Paquistão e a Índia, revelaram que os povos antigos já fabricavam o gelo, nesta região foram encontradas formas com tampas confeccionadas em barro.

 

Como não dispunham da Câmara fria para gelo o processo de fabricação rudimentar consistia em encher as formas com água e tampá-las, em seguida estas formas eram molhadas com água e então abanadas freneticamente por um grupo de escravos. A circulação do ar ao redor das formas provocava a evaporação da água que fora derramada e, esta evaporação causava o resfriamento da água do interior das formas ate que fosse atingido o ponto de congelamento.

 

Na Roma antiga o gelo era coletado nos Alpes durante o inverno e embalado em mantas de palha, facilitando o seu transporte e posterior armazenamento.

 

O gelo obtido de forma natural foi utilizado ate 1.930, durante o inverno grandes blocos eram cortados e cobertos com serragem para conservá-los no verão, pois ate então não existiam as Câmaras frias para gelo.

Barras de gelo estocadas na Camara fria para gelo

A Câmara fria para gelo mantém inalteradas as características do produto

 

O gelo é o estado solido da água, seu aspecto é vítreo e semitransparente, além disso ele possui características intrínsecas e próprias dele e a Câmara fria para gelo é o equipamento mais apropriado para assim mantê-las, a seguir encontram-se as suas principais particularidades:

 

  • Densidade: 0,9178 gramas por centímetro cubico;
  • Ponto de fusão: 0°C quando a 1 atm de pressão;
  • Volume: 9% superior se comparado quando no estado liquido;
  • Temperatura de armazenamento: -10°C ou inferior.

 

Método atual de fabricação e estocagem na Câmara fria para gelo

 

Desde a antiguidade muito se evoluiu na fabricação e estocagem do gelo, o surgimento dos primeiros equipamentos para produção de frio foi o impulso definitivo para a consolidação de industrias focadas neste seguimento, a Câmara fria para gelo proporcionou a correta conservação daquilo que fora fabricado e, as geladeiras residenciais permitiram que os consumidores o armazenassem o gelo em seus próprios lares.

 

O sistema de produção de gelo é descomplicado. Para produzir gelo em formato de barras utilizam-se formas de aço inoxidável, as quais são preenchidas com água e, posteriormente mergulhadas em uma solução contendo cloreto de sódio (sal) ou álcool hidratado. Esta formas serão mantidas por ate 10 horas a uma temperatura de -15°C, após isso as barras de gelo estarão prontas e serão então armazenadas na Câmara fria para gelo.

 

A fabricação de gelo em cubos requer uma maquina especializada. No processo a água adentra o equipamento e desliza por uma superfície muito fria, o fluxo constante d’água acaba por formar uma placa de gelo, que na sequencia sera automaticamente cortada em cubos. Os cubos resultantes serão pesados, ensacados e imediatamente estocados na Câmara fria para gelo.

Camara fria para gelo armazena gelo em cubos

Como se vê a água é a matéria prima essencial do gelo, então deve-se estar atento a sua qualidade, uma sugestão é perfurar um poço artesiano com aproximadamente uns 100 metros de profundidade visando captar a água de maior pureza, ademais dispondo do poço evita-se as perdas de produção decorrentes de corte ou racionamento d’água.

 

Uma Câmara fria para gelo também é propicia para estocagem de frutas em geral, para tanto basta equipá-la com os acessórios pertinentes, quais sejam: estrado plástico, estante aramada e o alarme de aprisionamento. Fazendo uso dos complementos mencionados tem-se a uma excelente Câmara fria para frutas, apta a funcionar frente as mais severas condições de uso.

© 2018 fria-camara, tudo sobre câmara fria e walkin cooler. Todos os direitos reservados