Informações indispensáveis sobre:

  • Câmara fria;
  • Walkin cooler;
  • Acessórios pertinentes.

Câmara fria para hortifruti

Este esclarecimento técnico acerca da Câmara Fria para Hortifruti aborda os aspectos mais interessantes no tocante ao mercado consumidor, além dos cuidados inerentes a correta manipulação e a adequada conservação deste tipo de produto.

 

A horticultura é um ramo do agronegócio que é conduzido por empresas de todos os portes, habitualmente localizadas próximas aos grandes centros urbanos. As hortaliças obtidas através de sistemas de produção em campo geram mais lucro a cada hectare cultivado se comparadas a outras culturas, por exemplo os grãos. Por este motivo, mesmo diante de variações cíclicas e ou sazonais, os negócios neste setor têm se mostrado bastante convenientes.

Legumes e verduras armazenados na Camara fria para hortifruti

A Câmara fria para hortifrúti é imprescindível para a conservação dos produtos

 

O uso adequado do frio mediante uma cadeia de frio bem planejada é de grande importância no mantenimento da qualidade das frutas, legumes e verduras. Ao serem colhidos eles ainda estão respirando, tal qual qualquer ser vivo. Como eles não podem mais suprir a demanda de nutrientes e água, que ate antes da colheita eram fornecidos pela própria planta, eles devem sobreviver com as reservas acumuladas no período que permaneceram no campo, ou seja, ainda presos a planta que os originou.

 

Os fatores que influem no estocagem pós-colheita são a temperatura, a umidade relativa e velocidade de circulação do ar. Indubitavelmente o fator mais importante é a temperatura.

 

Diante desta situação cabe a Câmara fria para hortifruti promover a conservação dos FLVs, ali cercado em três pilares básicos, como segue:

 

  1. Reduzir a atividade biológica do hortifruti, adiando o processo natural de desverdecimento;
  2. Diminuir a atividade de microrganismos nocivos aos FLVs;
  3. Minorar a perda d’água que ocorre durante o armazenamento.

 

O controle da temperatura responde por aproximadamente 70% na boa preservação. Há uma temperatura própria para cada tipo de fruta ou Legume. Os melhores efeitos da boa preservação são adquiridos ao manter esta temperatura sem alterações na Câmara fria para hortifruti. Essa é a razão pela qual é essencial não interferir com a cadeia de frio. Uma oscilação de 1°C ou 2°C, acima ou abaixo da temperatura prescrita, é excepcionalmente desfavorável à natureza dos FLVs.

 

A Câmara fria para hortifruti também deve ser provida de um rigoroso controle da umidade relativa do ar, pois a umidade muito baixa provoca a desidratação das verduras e legumes. Ao contrario, quando a umidade é muito alta, aparecera podridão precoce nos FLVs. Na maioria dos casos a umidade relativa do ar no interior da Câmara fria para hortifruti deve ser mantida em torno de 90-95%.

Estoque de FLVs refrigerados na Camara fria para hortifruti

Hortaliças e legumes minimamente processados são estocados na Câmara fria de hortifruti

 

Nos últimos tempos, o ajuste nas propensões do comprador, com inclinações para utilizar produtos mais práticos, isto é, de fácil preparo, alem da escolha por alimentos mais saudáveis, tem movimentado o seguimento de hortifruti minimamente processados.

 

O senso comum dos itens minimamente processados sugere uma diminuição do tempo, uma vez que o passo de limpeza, alem do corte no tamanho apropriado, que ate então era concluído na cozinha, agora é feito por empresas especializadas e em locais adequados. Os tais locais adequados contam com controle de temperatura e impurezas em suspensão no ar na sala de manipulação, inclusive com Câmaras frias para hortifruti apropriadas. Todo este zelo justifica-se de forma a assegurar que o comprador consuma uma alimentação perfeita e segura.

 

O aumento da popularidade de frutas e legumes minimamente processados tem sido atribuído aos benefícios que tais alimentos proporcionam à saúde, pois estes são produtos com características próximas ao estado fresco e, ainda, alinhado com as tendências atuais do mercado em relação ao consumo de alimentos prontos para consumir.

Camara fria para hortifruti

A Câmara fria para hotifruti pode ser incrementada mediante o uso de robustas Estantes em aramado para câmara fria, excepcionais quando se deseja a melhor acomodação e conservação dos FLVs.

© 2018 fria-camara, tudo sobre câmara fria e walkin cooler. Todos os direitos reservados